10 dicas para unhas bonitas e fortes

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?


Vamos cuidar das nossas unhas? Unhas fortes e bonitas, assim como cutículas hidratadas e comportadas, são um desafio para muitas de nós. A correria do dia-a-dia, os serviços da casa, poluição, produtos químicos e as agressões na superfície das unhas podem deixá-las irregulares, ressecadas, com descamação e quebradiças. Mas com alguns cuidados simples e pequenas mudanças de hábitos podemos deixá-las do jeito que sempre sonhamos. Ou bem perto disso.
Reuni aqui 10 dicas que me ajudaram a chegar e manter esse objetivo. Talvez vocês já tenham visto alguns itens dessa minha listinha antes, mas acrescentei alguns truques que aprendi ou desenvolvi ao longo do tempo.



1 - Lixe corretamente suas unhas
Ao usar a lixa, procure fazer movimentos sempre no mesmo sentido. Apesar de ser mais demorado, evita levantar lascas e forçar a base das unhas. Depois de diminuir o tamanho com a lixa normal, use um daqueles blocos com granulação mais fina pra uniformizar e retirar qualquer lasquinha que possa ter sobrado.
Eu evito ao máximo os cortadores que costumam levantar escamas enormes nas minhas unhas. Então, mesmo quando tenho que diminuir bastante o tamanho das garrinhas, uso a lixa e esses procedimentos acima.

10 dicas para unhas saudáveis e bonitas
Hoje em dia as lixas são bem mais bonitas e coloridas. As minhas preferidas são as de vidro.

2 - Se as suas unhas descamaram, não arranque as lascas: lixe.
Às vezes, ao retirar o esmalte anterior, a gente percebe que a unha está descamando. Nunca puxe a pontinha pra acabar de arrancar essa camada levantada. Desgaste bem devagar com uma lixa de vidro ou outra com gramatura bem fininha e delicadamente elimine qualquer saliência que pode ter ficado. Isso evita a formação de novas descamações. Eu adotei pra minha vida as lixas de vidro para este fim, são muito mais delicadas e higiênicas, além de lindinhas.


3 - Não machuque a sua unha
Eu incluiria aqui facilmente a frase: "não tire as cutículas". Na verdade aconselho sempre e dou apoio a quem toma a decisão de parar de tirar. Mas não tem como ignorar que é um hábito antigo das brasileiras, preferência da maioria das meninas e das manicures. Então vou falar da situação que serve pra todas, que tiram ou não as cutículas, ok?
Como não tiro as cutículas, capricho na hidratação para empurrá-las e acertar o contorno das unhas. Esse é um momento crítico porque as unhas, já sem esmalte, absorvem também o hidratante e ficam "macias". Se eu exagerar na força ou raspar muito a unha na hora de empurrar as cutículas com a espátula, vou criar pontos frágeis que com o tempo podem lascar, quebrar e até ficar com depressões na superfície. Acreditem, isso acontece, e já aconteceu muito comigo. Hoje sou muito mais delicada nesse passo.


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


4 - Use seus próprios utensílios na manicure
Ou exija utensílios esterilizados, no caso de espátulas e alicates, e descartáveis, como palito, lixa e toalhinha. Todos esses itens podem ser  fontes de contaminação por fungos, bactérias e algumas doenças complicadas, principalmente para quem tira as cutículas e está sujeita a pequenos ferimentos. Quem não conhece uma pessoa que pegou micose na manicure (e até acha que é normal)? Eu conheço e acho absurdo que isso aconteça e vejo como uma situação perfeitamente evitável.
O ideal é o uso do aparelho autoclave para a higienização correta, mas no caso de fazer as unhas em casa lave os utensílios metálicos com água e sabão, em seguida passe álcool 70º e deixe secar completamente antes de guardar. Lixas de vidro podem ser lavadas do mesmo jeito. Palitos e lixas de madeira devem ser descartados assim que mostrarem sinais de deterioração, escurecidos e frágeis.


5 - Alimente-se bem e cuide da saúde.
Essa todo mundo já sabe mas não custa relembrar: a alimentação é a base de uma boa saúde num todo, incluindo aí as unhas. Alimentos ricos em cálcio e vitamina A e B e C favorecem especialmente as unhas e cabelos, que mais ou menos usam a mesma estrutura para sua formação. Fazer exames anualmente pra verificar se não tem anemia ou desníveis nos hormônios da tireoide também são importantes (os meus estão atrasados esse ano, preciso providenciar).


☼Leia também:



10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


6 - Use luvas ao lidar com produtos de limpeza
É desconfortável, é esquisito e é chato. Mas eu uso, já me acostumei. Não lavo nem um copo sem usar luvas. Se tiver que colocar a mão no sabão, detergente, limpadores multiuso e todos esses produtinhos que usamos em casa, lá estão as luvas. Esse foi o grande salto na saúde das minhas unhas e cutículas, a diferença é visível tanto na aparência mais saudável quanto no toque, mãos mais macias e suaves. Vale muito a pena.


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


7 - Use removedores de esmaltes.
A acetona é sabidamente um solvente forte que resseca demais as unhas e cutículas, além de provocar alergia (na pele e respiratória) em algumas pessoas. Os removedores contêm outros componentes que minimizam esses problemas. Existem produtos excelentes no mercado, o preço nem é tão diferente assim e o efeito removedor é tão bom quanto a velha acetona pura. Atualmente ainda temos a opção de lenços removedores, que são super práticos pra levar na bolsa para os momentos de imprevisto, e as canetas removedoras para pequenas correções.
Independentemente se você esmalta as unhas em casa ou na manicure, tem alergia ou não, evite sempre a acetona.


☼ Leia também:


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


8 - Sempre use base antes do esmalte.
Durante muito tempo não usei base nas unhas. Isso foi há muito, muito tempo atrás. Eu achava que a base era uma camada a mais, desnecessária, que fazia a esmaltação ficar mais grossa e descascava mais rápido. Engano meu! Na verdade, a base ajuda a fixar o esmalte, protege contra os pigmentos e componentes de alguns, uniformiza a superfície e ainda ajuda a fortalecer as garrinhas. Aliás, eu só uso bases fortalecedoras porque minhas unhas são naturalmente finas e frágeis. Ingredientes como Queratina e D-pantenol e são ótimos numa boa base fortalecedora. 


☼ Leia também:



9 - Mantenha as unhas esmaltadas. Ou pode usar só a base mesmo.
Esse é um ponto controverso. Algumas pessoas acreditam que os esmaltes protegem as unhas, outras acham que devemos deixá-las respirar alguns dias por semana sem esmalte. Eu já acreditei na "teoria da respiração", mas na prática, depois de muitos anos cuidando das minhas unhas, percebi o quanto o esmalte protege da umidade e agressões externas, formando uma barreira contra os pequenos acidentes do dia-a-dia que podem ferir a sua superfície (só eu sou tão estabanada que vivo sofrendo pequenos cortes e machucadinhos esbarrando nos mais variados objetos?).


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


10 - Hidrate, hidrate, hidrate sempre.
Sempre digo pra todo mundo: hidrate suas mãos e unhas. Tenho uma embalagem com hidratante na bolsa, outra na mesa do computador, outra perto da cama. Toda vez que tenho uma pausa nos afazeres da casa, vou sair, vou dormir, vou ler, vou blogar, hidrato as garrinhas. Dou preferência aos hidratantes específicos para mãos e unhas, mas o que carrego na bolsa é um hidratante leve, corporal, porque funciona também e porque na bolsa quero um creme versátil. Nesse cuidado também vale usar  óleo, cera, manteiga, sérum, complexo fortalecedor e afins específicos para unhas e cutículas.


☼ Leia também:



BÔNUS - "Não use as unhas como ferramenta".
Li esse conselho num grupo do qual participo lá no Facebook. Parece obvio, mas a gente vive errando. Usar as unhas ao invés dos dedos provoca lesões nas mesmas, faz quebrar e as deixa doloridas. Eu vivia partindo as minhas em situações simples do dia a dia. Coisas bobas, sabe? Fechar o zíper, esticar o lençol na cama, teclar no pc ou notebook, usar o fio dental na higiene bucal diária, abrir o frasco de shampoo ou creme... São tantas as situações que é até difícil me lembrar agora. Depois desse conselho comecei a prestar atenção e percebi que eu usava as unhas ou pontas dos dedos (com as unhas junto, claro) pra quase tudo. E o efeito era desastroso.
E não faz a menor diferença se são unhas naturais ou não. Já observou a cantora Alcione, nossa querida Marrom, ou outra pessoa que usa unhas super longas? Elas só pegam objetos ou usam as mãos deixando as unhas longe do perigo. Mesmo não usando unhonas extra super mega grandes, observe se ao invés de usar os dedos você não está forçando suas unhas.


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas

 Enfim, são pequenos truques, dicas testadas, usadas e aprovadas por mim, que garanto que funcionam de verdade. Não é preciso gastar muito dinheiro, são pequenas mudanças de comportamento que aprendi e que queria muito compartilhar com vocês. Com esses cuidados, tenho certeza de que todas podem desfilar por aí com unhas mais bonitas, hidratadas e saudáveis.

E vocês, têm alguma dica? Como vocês cuidam das suas mãos e unhas? Quero aprender mais, compartilha comigo, vai?!


14 comentários:

  1. Nossa,post muito bem feito.Gooostei muito ;D

    Olha,liberei post novo no blog, onde ensino um penteado bem fácil,vem ver?
    http://www.blogespacoteen.com/2015/06/video-penteado-coque-de-laco.html
    beeijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Ana Lia. Fico toda orgulhosa. Beijos.

      Excluir
  2. Muito bom.
    Estou sem tirar as cutículas desde Janeiro deste ano e simplesmente amando!!
    Mas tambèm tô virando a loka dos creminhos e olhinhos.rs

    Bjim...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão mais prático, não é Elaine?! Cremes o olhinhos ajudam muito. Beijos.

      Excluir
  3. Adorei o post é sempre bom saber mais.
    Eu uso base manipulada e às vezes eu uso MARU que gosto demais.

    O roxão é lindo fiz filha única com ele e nem mancha eu amei.
    Ótima 3ª feira para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!!!♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive paciência pra ir ao médico pra fazer algo manipulado e específico pra mim, Margareth, mas acredito que deve ser melhor. Beijos.

      Excluir
  4. Arrasou no post com essas dicas amiga, adorei e faço todas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  5. Não quero mudar o foco do post, mas preciso comentar: esse creme da avon é tão bom, mas tão bom que não dá nem pra descrever!


    :***

    Patty
    Cute Nails

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty, só agora em comecei a usar o Luvas de Silicone da Avon (acho que deve ser esse que você menciona) e ainda não tenho uma opinião formada, mas posso adiantar que a sensação imediata nas mãos é bem legal. Beijos.

      Excluir
  6. Acho que o mais difícil de tudo é usar luvas.
    Bjuss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é bem difícil usar luvas mesmo, Daiane, mas depois que a gente acostuma já vai no automático. Beijos.

      Excluir
  7. Ah, eu simplesmente amei! Se o assunto é cuidados com as unhas, tô dentro. Fiquei bem mais atenta depois que parei de tirar cutículas. Ótimas dicas. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Paula. Quando a gente para de usar o alicate percebe bem quando as mãos e unhas estão mais hidratadas ou não. Cuidado e carinho nunca é demais. Beijos.

      Excluir

Eu adoro quando você vem visitar o meu cantinho, e gosto mais ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada pela visita.
Beijos!