A alergia ressurgiu

em 24/09/2012

Bom dia!!

Tudo bem com vocês?

Por aqui mais ou menos.
O que eu mais temia aconteceu: acordei no domingo com reação alérgica. 

No sábado à noitinha, enquanto escrevia o último post, estava tudo bem, tudo certo. Resolvi incrementar o Jabuticaba Mix Up Colors 0% Toxic Free com o Glitter Super Mix da mesma linha, postei o resultado e adorei.
Antes de dormir já estava sentindo uma leve coceira na pálpebra esquerda e abaixo do queixo do mesmo lado, mas não dei muita importância pois quando uso maquiagem às vezes aparece uma coceirinha assim e não é nada (tem uma semana não uso nadica de maquiagem). Também senti ressecamento intenso nos lábios, mas achei normal porque o tempo virou e estava frio, apliquei manteiga de cacau e na hora de dormir Bepantol pra hidratar.
Durante a noite acordei estranha, sentindo o peito pesado como se estivesse difícil respirar. Como estava sentindo frio, busquei o edredom e achei que estivesse ficando resfriada. Dormi normalmente o restante da noite.
Quando acordei ontem de manhã, senti dificuldade em abrir o olho esquerdo (o que estava coçando antes). Apalpei o olho e senti tudo fofo. Me levantei de um pulo e corri para o espelho e não deu outra: meu olho esquerdo estava quase fechado de tão inchado, os lábios enormes, pior que Donatella Versace, Liv Tyler ou Melanie Griffin depois das injeções de preenchimento (sei que a comparação é grosseira, mas é assim que me sinto).
Na mesma hora tirei todo o esmalte, com todo o cuidado do mundo pra ter certeza de que tirei tudo, lavei as mãos e o rosto várias vezes e tomei o remédio contra a alergia (anti-histamínico).
Ontem à noite meu olho já estava menos inchado e os lábios diminuíram um pouco. Meu pescoço ainda coça bastante, assim como as pálpebras e orelhas, e o ressecamento e descamação em todo o rosto se instalaram de vez. Enfim, meu rosto está temporariamente deformado e sei que ainda piora antes de começar a melhorar.
A respiração está melhor mas ainda pesada. Nunca tinha apresentado reação respiratória antes, isso me assustou um pouco.

Nem preciso dizer o quanto estou triste, não é?!!
Não entendi o que aconteceu de errado. O esmalte é 3 Free, a princípio não deveria me provocar alergia, apesar que isso não é garantia já que LA Colors e China Glaze me provocaram reação.

A reação alérgica, apesar da minha descrição, foi leve, nem se compara à reação que tive quando usei esmalte Colorama. Esse é um veneno pra mim, apesar de todo mundo afirmar que atualmente são 3 Free. Eu desconfio que eles são 2 Free (nunca consegui ler os componentes no vidrinho e não vou comprar um com aquela embalagem só pra ler os componentes - ah vai, talvez até compre).

Também observei que a reação surgiu depois que apliquei o glitter, mas não posso afirmar com toda certeza de que ela não viria se não o tivesse aplicado. Pode ter sido pura coincidência. 

Tenho uma tabela com os componentes (lidos dos rótulos) dos esmaltes que já usei e não tive alergia, e os Up Colors 0% Toxic Free têm componentes parecido com os Argento e Risqué Hipoalergênico, com exceção do Glitter Super Mix que tem o componente Polyethylene Terephthalate. Esse produto químico não aparece em nenhum outro esmalte que eu uso. Mas pesquisando na internet, descobri que o Polyethylene Terephthalate nada mais é que o PET usado para fazer garrafas de plástico de refrigerantes e outras coisas. Devem ser os floquinhos do glitter.

Estou completamente perdida e não entendo como pude apresentar alergia a esses esmaltes, já que os componentes listados na embalagem são os mesmos de outras marcas que uso. Será que tem algum componente não foi listado? Será que desenvolvi alergia a mais algum componente (o que não acredito já minhas unhas dos pés estão pintadas com Ludurana e não estou sentindo nada)?

Talvez ainda tente usar a Cobertura Secagem Express Up Colors 0% Toxic Free que tem a lista de componentes bem menor e... Quem sabe, talvez não provoque alergia.

Sugiro às meninas que têm alergia que testem e observem com cuidado as reações do corpo ao usar os esmaltes Up Colors 0% Toxic Free. Como cada alergia é diferente uma da outra, é bem possível que várias outras pessoas se deem bem com eles. Sinceramente, espero que ninguém mais tenha alergia, é uma das piores coisas do mundo!

PS: Acabei de receber o telefonema da Renata, da Up Colors (uma simpatia de pessoa) que me disse que vai mandar para nova análise todos os esmaltes, pois não deveriam causar alergia a quem usa normalmente os 3 Free. Em alguns dias terão as respostas.
Obrigada à Renata pela atenção e manteremos contato.

17 comentários:

  1. oi pati, que pena que sua alergia voltou.olha, não é só o tolueno e o formaldeido que causa alergia nao, a mica(que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolados.) também pode causar. lembrando que as bases tbm tem os mesmos componentes dos esmaltes. recentemente eu fiz um post falando sobre alergia a esmaltes. legal vc usar ludurana, pois eles sao livres desses componentes.no caso dos esmaltes colorama, só a linha única camada é que nao sao livres desses componentes. mas vale lembrar que é preciso sempre olhar o rótulo.espero que vc melhore.
    bjos.
    http://robertarodrigueslady.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta,
      Pois é, eu conheço bastante sobre alergia e sobre a "minha" alergia e o que aconteceu foi que esse esmalte não é 3 Free como indica na embalagem. Estou aguardando a resposta do fabricante que prometeu re-analisar a fórmula, mas pelos meus sintomas tenho certeza disso.
      Os esmaltes Colorama são um caso estranho: eles podem afirmar o quanto quiserem que uma ou outra linha são 3 Free (eu nunca vi uma declaração sequer deles a esse respeito) mas em mim provocam alergia então não são 3 Free, já que uso várias marcas de esmaltes 3 Free e não sinto nada. Simples assim!!!
      Obrigada pelo comentário e pela visita.
      Beijos

      Excluir
  2. Uma pena amiga,espero que melhore logo logo!
    Que bom que a nossa conversa no twitter alertou eles, e tiveram a responsabilidade de ligar,ne?!
    Ganhou pontos com certeza!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa que chato, desejo melhoras a vc!

    Bjs; Nini

    ResponderExcluir
  4. q chato Pa.. fico chateada por vc e com medo por todas as outras alérgicas... e não só pelos Up, mas pelos outros q estão lançando.. estou usando todos com o maior cuidado do mundo, tentando ver reações e saber se realmente dá para usar ou não... q coisa viu...
    se cuida e fique bem..

    Bjukas!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que pena Pat. Eles dizem que não provocam alergias, mas como confiar ?????? Só testando????????????? Complicado!!!!!!!!
    Melhoras querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que perigo, se fosse vc quelida não insistiria mais, é bem bravo isto.
    E já foi explicado as vezes temos alergias até aos pigmentos.
    Nossa bem chato né?
    Espero que esteja melhor
    Passando para desejar...
    ÓTIMA SEGUNDA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Que chato, Patrícia!
    Pode ser que o maquinário seja compartilhado, e aí tenha ficado com traços das substancias tóxicas.
    Vale perguntar pro SAC.

    Melhoras!

    ResponderExcluir
  8. Estou impressionada com este episódio... tenho ouvido relatos sobre alergias... mas a este nível não sabia....
    E claro que te desejo as melhoras.... que em breve estejas a 1000% e que nunca mais tenhas um susto destes...
    Bjs
    Luísa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. NOSSA AMIGA QUE CHATO, VOCÊ COMPRA UM PRODUTO CONFIANDO E CAUSA ISSO.
    MAS QUE BOM QUE VC FOI ATRAS E ESPERO QUE ELES RESOLVAM ISSO.
    E QUE NAO ACONTECE MAIS NÉ?!
    BEIJOS
    AGNES
    http://www.rosachocante.com/

    ResponderExcluir
  10. Pá, melhoras, querida!!
    Vamos ver agora o pq desse acontecido, né?

    :*

    ResponderExcluir
  11. Poxa que ruim...tomara que eles analisem e tenham um resultado bom pra que nao volte a acontecer...Melhoras ai! Bjss

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Patrícia, que terror! Eu também sou alérgica, mas até hoje só detectei mesmo o formol. Se o esmalte não tiver formol eu posso usar sem problemas. Puxa, o que será que aconteceu? A Up colors deve ter cometido algum engano, só pode. E olha que perigo!!! Essas coisas não podem acontecer!
    Eu fico passada de raiva com coisas assim, eu acho que a Anvisa deveria cair de pau matando! Tem países o uso de formol e outros componentes é até proibido!

    Ai ai ai... melhoras!!!

    Beijos
    Aprendi Sozinha [clique aqui]

    ResponderExcluir
  13. Menina, que coisa!
    Como a Agnes falou ali nos comentários, a gente compra um produto da marca de confiança e acontece isso...mto ruim...
    Eu não tenho alergia, e espero nunca ter =/
    Espero que vc melhore logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Putz, sinto muito. Que alergia horrorosa! Que pena para uma blogueira apaixonada por esmaltes ter essa alergia... agora, é aguardar a análise.

    ResponderExcluir
  15. Nossa Pá, que coisa hein... Por acaso o médico alergista falou se a alergia poderia evoluir?? Tipo, se tornar mais forte com o passar do tempo ou ficar sensível à outros produtos?? Complicado, né. E por que será que só efetou um lado do rosto? Ainda bem que vc já tá melhorando, né maninha? Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Que coisa mais chata Paty... Não sabia que alergia a esmalte se manifestava dessa forma. Eu nunca tive alergia a maquiagem, mas no último ano comecei a desenvolver uma. Eu não sei qual o componente, mas não posso usar qualquer lápis de olho. Dependendo do lápis meu olho começa a coçar, fica irritado e depois começa a inchar, estou tomando o maior cuidado...
    Bjos e melhoras pra vc...

    www.socialgatas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu adoro quando você vem visitar o meu cantinho, e gosto mais ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada pela visita.
Beijos!