Unhas descamando!

em 20/01/2011



Tirei ontem o esmalte das unhas. Relutei muito, estava adorando aquele azul com glitter, mas começou a lascar. Mas aí apareceu o problema. Começou pelas pontinhas (claro) e como parecia que estava soltinho, puxei um pouco. Saíram escamas da unha. Não era o esmalte que estava lascando, eram minhas unhas. Tirei o restante do esmalte com removedor e vi o estrago: várias unhas descamando, como cebolas. Resultado: duas unhas cotoco...

Não é a primeira vez que isso acontece, só tenho que observar o porque. Desconfio do glitter. Será? Já aconteceu há algumas semanas atrás, mas eu não me lembro o que tinha usado.
Minha mãe costumava dizer que, se usasse esmalte cintilante em suas unhas, elas descamavam e quebravam. Como ela só usava esmaltes cremosos, nunca vi acontecer. Pode ser genético? Alergia na superfície da unha?
Resolvi pesquisar a respeito.
Descobri que nossas unhas dizem muito a respeito de nossa saúde e sobre como cuidamos delas.



No meu caso, entre os fatores que causam essa descamação, e que considero que têm a ver comigo, estão a anemia (que tenho desde que me entendo por gente) e o contato constante com detergentes, sabão, produtos de limpeza e água. É, água! Quanto mais tempo as unhas ficam molhadas mais tendem a ressecar, quebrar e descamar. Eu lavo as mãos o tempo todo, principalmente quando estou cozinhando, e o resto do dia também. Não suporto sensação de poeira ou oleosidade nas mãos. Lavo quase sempre com sabonete, mas às vezes a única opção à vista é o detergente. Suicídio, não é mesmo???

Entre os fatores que causam as ondulações, que tenho bastante, estão a anemia de novo.
Provavelmente então preciso resolver o problema de dentro pra fora.

No site Bolsa de Mulher e Revista Viva Saúde falam sobre esse assunto, que achei bem interessante.

Enfim, resolução de madrugada de quinta-feira: procurar um médico, fazer um exame de sangue para conferir como anda a anemia; tentar de novo usar luvas ao menos pra lavar louça. 


9 comentários:

  1. Oi Patriciaaaa

    Nossa... a gente tem muito q prestar atenção nos aspectos de nossas unhas... ela dá sinais de algo não está bem!!!

    Pode até ser q seja o glitter, a melhor maneira de retirar o esmalte, e fazer o processo daquele video q postei dias atras. Parece dificil, mas é muuuito rapido, e geralmente faço isso pra retirar, não só ó glitter q é MUITO dificil de sair, mas todos os outros q dão trabalho, como os esmaltes escuros e bem pigmentados: azul, preto, verde escuros etc... Qq coisa eu te mando o link, se quiser...

    Nossas unhas são bem parecidas em certos aspectos, mas tb temos outras coisas em comum, fico lavando as mãos o tempo todo qdo cozinho, e tb uso muito produto de limpeza (ñ tenho 'secretária') então faço TUDO dentro de casa... acho q esse pode ser o mais provável!! (não sei usar, mas deveria estar sempre de luvas)

    beijão, flor!
    Amei o post... super 'antenado'

    Verinha
    http://febredeesmalte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. patricia,
    que coisa né?
    a gente nao imagina como unhas dão sinais de coisas tão sérias
    muito util esse post
    gostei de verdade
    beijos
    www.vidrinhosdagi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. amei o post,afinal todas querem saber o que andam acontecendo com suas unhas né !!
    http://unhasdeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. obrigada pela visita quarida,esse assunto nunca cansa pois a busca inssessante por unhas perfeitas não para nunca,os meus problemas acho que são os mesmo que os seus,sempre estou com anemia,sempre tambem em contato com agua detergente sabão,tudo isso tem me prejudicado,as minhas estão super curtas e tão frágeis que não consigo deixa-las quadradas como eu gosto porque estão descamando d+ tanto que hoje irei fazê-las e terei q lixar redondas porque as pontas estão completamente quebradas triste isso viu.beijnhos e fique com Deus.
    http://cantinhodaarielle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi linda , vim aqui para te agradecer por seguir meu blog! Muito obrigada! Achei supeer legal esta postagem sobre as unhas ( me ajudou muito)

    Beijão e que seu blog continue brilhando!

    ResponderExcluir
  6. Tem um selinho lá pra vc

    Bjinnn
    Nai
    pinkverniz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai que dó pelas suas unhas!!! Mas ainda bem que crescem...
    Sempre passo base antes de qualquer esmalte, não passava não, mas um dia minhas unhas também descamaram como você disse e fiquei com medo... Nunca mais deixei de passar base!

    bjus.

    ResponderExcluir
  8. Post bacana, mega esclarecedor...

    Temos que ficar atentas aos sinais das nossas unhas. Eu sofro dessas ondulações, e preciso saber o que causa...


    Bjksss e obrigada pelo post mara!

    Fabi
    http://bellanefertiti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Menina, eu só sabia das manchas brancas. Adorei o post, muito útil e com certeza vai ajudar muitas meninas que estão na mesma situação!

    Beeijos!
    http://www.cravinhoecanela.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu adoro quando você vem visitar o meu cantinho, e gosto mais ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada pela visita.
Beijos!