A Alergia a Esmaltes

em 27/12/2010

Boa noite!

Como passaram o Natal? Espero que todos muito bem, com muita saúde, rodeados pela família e como não poderia deixar de ser, com muitas comidinhas gostosas!!!
Meu Natal foi bom, tranquilo, sem muita agitação, mas com saúde e paz, o que mais importa.

E acabei falhando na minha "tarefa" de pintar as unhas para o Natal. Fiz planos, escolhi o modelo e cor, e na correria acabei com uma camada só (pra secar rápido) de um peroladinho rosinha nadica sem brilho que nem merece uma foto. Mas prometo que no Ano Novo desconto.

Encontrei esse artigo no site da GNT sobre a alergia a esmates e acho que merecia um post, pois muita gente não conhece, às vezes até tem a alergia mas não imagina o que seja.


imagem - sabe tudo - gente, essa cor é linda!!!

Uma irritação ao redor dos olhos aparece inexplicavelmente, assim como no rosto e nas mãos. É possível ser alergia a esmaltes de unhas, mesmo que nunca tenha se manifestado. "As pessoas não nascem alérgicas, mas podem desenvolver alergia ao longo da vida", explica a dermatologista Denise Steiner. Nestes casos, são recomendados testes para descobrir a verdadeira causa da reação. Caso seja o esmalte, o jeito é adotar novos hábitos para embelezar as mãos.
A alergia não tem cura. Por isso, a solução é abandonar o esmalte comum. "Há a opção de usar outros esmaltes antialérgicos que não tenham substâncias principais causadoras da alergia", explica Denise.

Para se livrar do desconforto, a primeira medida é evitar o contato com a substância da qual é alérgica. Também fuja do calor, que pode piorar a reação. Outro fator destacado pela dermatologista é o estresse, que pode piorar o surto de alergia.

imagem - egofeminino.wordpress.com


Comigo foi assim:
Durante uma época bem estressante (depois eu percebi isso, na época nem notei) amanheci com o rosto muito inchado. Tão inchado que mal abria os olhos. Fui parar no pronto-socorro e o médico que me atendeu, clínico-geral, depois de algumas perguntas sobre o que eu tinha comido no dia anterior resolveu que se tratava de uma intoxicação alimentar. Na verdade também achei. Duas injeções e meia-hora em repouso,  fui pra casa. Passei ainda alguns dias inchada e a coceira tomou conta do meu rosto. Nem me lembro ao certo quando tirei o esmalte, o que deve ter feito a alergia regredir.

Uns 15 dias depois voltei a pintar as unhas, inclusive dos pés. E o inchaço e a coceira voltaram, mas nos pés veio o pior: bolhas e uma coceira muito aflitiva. 
Marquei então um dermatologista, o mais rápido possível, acreditando ser micose. Enquanto esperava a consulta acabei tirando o esmalte dos pés pra cuidar melhor das bolhas que iam crescendo em volta das unhas e eu acabava furando de tanto coçar. Gente, um martírio. Quando finalmente fui na consulta já conseguia andar um pouco melhor, as bolhas tinham diminuído. Mal o médico ouviu minha descrição do problema e já disse: ALERGIA A ESMALTE!!!

Então meus problemas acabaram... Ou começaram??!! Tentei usar alguns hipoalergênicos, a maioria me deu alergia. Desisti.
Desde então eu não tinha mais usado, nunca mais, esmaltes. Até que esse ano, vi numa comunidade do Orkut sobre a alergia que os importados eu poderia usar e comecei a pesquisar. Pesquisei tanto, descobri tanto, que cá estou eu!!!



3 comentários:

  1. Eu tenho um pouco de desconforto quando pinto as unhas também: olhos ardendo, espirros (não posso sentir cheiros muito fortes).
    Mas ainda dá para usar os esmaltes.
    Você tem listinha de todos hipoalrgênicos?
    Sei de alguns só.
    Feliz 2011 !!!!!!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. OLá!

    Olha eu numca senti nada, mas deve ter muitas meninas com este problema e a variedade de esmaltes hipoalrgênicos é muito pequena né!
    Patrícia, adorei seu blog e já estou te seguindo e te convido a conheçer e se gostar seguir o meu blog tb!
    Bjus

    Janini
    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Janini, não consigo visualizar o seu blog de jeito nenhum, estou desde ontem tentando.

    Beijos

    ResponderExcluir

Eu adoro quando você vem visitar o meu cantinho, e gosto mais ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada pela visita.
Beijos!