10 dicas para unhas bonitas e fortes

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?


Vamos cuidar das nossas unhas? Unhas fortes e bonitas, assim como cutículas hidratadas e comportadas, são um desafio para muitas de nós. A correria do dia-a-dia, os serviços da casa, poluição, produtos químicos e as agressões na superfície das unhas podem deixá-las irregulares, ressecadas, com descamação e quebradiças. Mas com alguns cuidados simples e pequenas mudanças de hábitos podemos deixá-las do jeito que sempre sonhamos. Ou bem perto disso.
Reuni aqui 10 dicas que me ajudaram a chegar e manter esse objetivo. Talvez vocês já tenham visto alguns itens dessa minha listinha antes, mas acrescentei alguns truques que aprendi ou desenvolvi ao longo do tempo.



1 - Lixe corretamente suas unhas
Ao usar a lixa, procure fazer movimentos sempre no mesmo sentido. Apesar de ser mais demorado, evita levantar lascas e forçar a base das unhas. Depois de diminuir o tamanho com a lixa normal, use um daqueles blocos com granulação mais fina pra uniformizar e retirar qualquer lasquinha que possa ter sobrado.
Eu evito ao máximo os cortadores que costumam levantar escamas enormes nas minhas unhas. Então, mesmo quando tenho que diminuir bastante o tamanho das garrinhas, uso a lixa e esses procedimentos acima.

10 dicas para unhas saudáveis e bonitas
Hoje em dia as lixas são bem mais bonitas e coloridas. As minhas preferidas são as de vidro.

2 - Se as suas unhas descamaram, não arranque as lascas: lixe.
Às vezes, ao retirar o esmalte anterior, a gente percebe que a unha está descamando. Nunca puxe a pontinha pra acabar de arrancar essa camada levantada. Desgaste bem devagar com uma lixa de vidro ou outra com gramatura bem fininha e delicadamente elimine qualquer saliência que pode ter ficado. Isso evita a formação de novas descamações. Eu adotei pra minha vida as lixas de vidro para este fim, são muito mais delicadas e higiênicas, além de lindinhas.


3 - Não machuque a sua unha
Eu incluiria aqui facilmente a frase: "não tire as cutículas". Na verdade aconselho sempre e dou apoio a quem toma a decisão de parar de tirar. Mas não tem como ignorar que é um hábito antigo das brasileiras, preferência da maioria das meninas e das manicures. Então vou falar da situação que serve pra todas, que tiram ou não as cutículas, ok?
Como não tiro as cutículas, capricho na hidratação para empurrá-las e acertar o contorno das unhas. Esse é um momento crítico porque as unhas, já sem esmalte, absorvem também o hidratante e ficam "macias". Se eu exagerar na força ou raspar muito a unha na hora de empurrar as cutículas com a espátula, vou criar pontos frágeis que com o tempo podem lascar, quebrar e até ficar com depressões na superfície. Acreditem, isso acontece, e já aconteceu muito comigo. Hoje sou muito mais delicada nesse passo.


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


4 - Use seus próprios utensílios na manicure
Ou exija utensílios esterilizados, no caso de espátulas e alicates, e descartáveis, como palito, lixa e toalhinha. Todos esses itens podem ser  fontes de contaminação por fungos, bactérias e algumas doenças complicadas, principalmente para quem tira as cutículas e está sujeita a pequenos ferimentos. Quem não conhece uma pessoa que pegou micose na manicure (e até acha que é normal)? Eu conheço e acho absurdo que isso aconteça e vejo como uma situação perfeitamente evitável.
O ideal é o uso do aparelho autoclave para a higienização correta, mas no caso de fazer as unhas em casa lave os utensílios metálicos com água e sabão, em seguida passe álcool 70º e deixe secar completamente antes de guardar. Lixas de vidro podem ser lavadas do mesmo jeito. Palitos e lixas de madeira devem ser descartados assim que mostrarem sinais de deterioração, escurecidos e frágeis.


5 - Alimente-se bem e cuide da saúde.
Essa todo mundo já sabe mas não custa relembrar: a alimentação é a base de uma boa saúde num todo, incluindo aí as unhas. Alimentos ricos em cálcio e vitamina A e B e C favorecem especialmente as unhas e cabelos, que mais ou menos usam a mesma estrutura para sua formação. Fazer exames anualmente pra verificar se não tem anemia ou desníveis nos hormônios da tireoide também são importantes (os meus estão atrasados esse ano, preciso providenciar).


☼Leia também:



10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


6 - Use luvas ao lidar com produtos de limpeza
É desconfortável, é esquisito e é chato. Mas eu uso, já me acostumei. Não lavo nem um copo sem usar luvas. Se tiver que colocar a mão no sabão, detergente, limpadores multiuso e todos esses produtinhos que usamos em casa, lá estão as luvas. Esse foi o grande salto na saúde das minhas unhas e cutículas, a diferença é visível tanto na aparência mais saudável quanto no toque, mãos mais macias e suaves. Vale muito a pena.


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


7 - Use removedores de esmaltes.
A acetona é sabidamente um solvente forte que resseca demais as unhas e cutículas, além de provocar alergia (na pele e respiratória) em algumas pessoas. Os removedores contêm outros componentes que minimizam esses problemas. Existem produtos excelentes no mercado, o preço nem é tão diferente assim e o efeito removedor é tão bom quanto a velha acetona pura. Atualmente ainda temos a opção de lenços removedores, que são super práticos pra levar na bolsa para os momentos de imprevisto, e as canetas removedoras para pequenas correções.
Independentemente se você esmalta as unhas em casa ou na manicure, tem alergia ou não, evite sempre a acetona.


☼ Leia também:


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


8 - Sempre use base antes do esmalte.
Durante muito tempo não usei base nas unhas. Isso foi há muito, muito tempo atrás. Eu achava que a base era uma camada a mais, desnecessária, que fazia a esmaltação ficar mais grossa e descascava mais rápido. Engano meu! Na verdade, a base ajuda a fixar o esmalte, protege contra os pigmentos e componentes de alguns, uniformiza a superfície e ainda ajuda a fortalecer as garrinhas. Aliás, eu só uso bases fortalecedoras porque minhas unhas são naturalmente finas e frágeis. Ingredientes como Queratina e D-pantenol e são ótimos numa boa base fortalecedora. 


☼ Leia também:



9 - Mantenha as unhas esmaltadas. Ou pode usar só a base mesmo.
Esse é um ponto controverso. Algumas pessoas acreditam que os esmaltes protegem as unhas, outras acham que devemos deixá-las respirar alguns dias por semana sem esmalte. Eu já acreditei na "teoria da respiração", mas na prática, depois de muitos anos cuidando das minhas unhas, percebi o quanto o esmalte protege da umidade e agressões externas, formando uma barreira contra os pequenos acidentes do dia-a-dia que podem ferir a sua superfície (só eu sou tão estabanada que vivo sofrendo pequenos cortes e machucadinhos esbarrando nos mais variados objetos?).


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas


10 - Hidrate, hidrate, hidrate sempre.
Sempre digo pra todo mundo: hidrate suas mãos e unhas. Tenho uma embalagem com hidratante na bolsa, outra na mesa do computador, outra perto da cama. Toda vez que tenho uma pausa nos afazeres da casa, vou sair, vou dormir, vou ler, vou blogar, hidrato as garrinhas. Dou preferência aos hidratantes específicos para mãos e unhas, mas o que carrego na bolsa é um hidratante leve, corporal, porque funciona também e porque na bolsa quero um creme versátil. Nesse cuidado também vale usar  óleo, cera, manteiga, sérum, complexo fortalecedor e afins específicos para unhas e cutículas.


☼ Leia também:



BÔNUS - "Não use as unhas como ferramenta".
Li esse conselho num grupo do qual participo lá no Facebook. Parece obvio, mas a gente vive errando. Usar as unhas ao invés dos dedos provoca lesões nas mesmas, faz quebrar e as deixa doloridas. Eu vivia partindo as minhas em situações simples do dia a dia. Coisas bobas, sabe? Fechar o zíper, esticar o lençol na cama, teclar no pc ou notebook, usar o fio dental na higiene bucal diária, abrir o frasco de shampoo ou creme... São tantas as situações que é até difícil me lembrar agora. Depois desse conselho comecei a prestar atenção e percebi que eu usava as unhas ou pontas dos dedos (com as unhas junto, claro) pra quase tudo. E o efeito era desastroso.
E não faz a menor diferença se são unhas naturais ou não. Já observou a cantora Alcione, nossa querida Marrom, ou outra pessoa que usa unhas super longas? Elas só pegam objetos ou usam as mãos deixando as unhas longe do perigo. Mesmo não usando unhonas extra super mega grandes, observe se ao invés de usar os dedos você não está forçando suas unhas.


10 dicas para unhas saudáveis e bonitas

 Enfim, são pequenos truques, dicas testadas, usadas e aprovadas por mim, que garanto que funcionam de verdade. Não é preciso gastar muito dinheiro, são pequenas mudanças de comportamento que aprendi e que queria muito compartilhar com vocês. Com esses cuidados, tenho certeza de que todas podem desfilar por aí com unhas mais bonitas, hidratadas e saudáveis.

E vocês, têm alguma dica? Como vocês cuidam das suas mãos e unhas? Quero aprender mais, compartilha comigo, vai?!


Esmalte Alfaparf Marrom Glacê

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?

E chegou... É inevitável, mas chegou: o tão temido por mim inverno. Só espero que as previsões meteorológicas estejam certas e a estação seja de temperaturas amenas e com poucos dias de frio.

No finzinho de 2013 comprei alguns vidrinhos de esmaltes Alfaparf Alta Moda, usei dois perolados (mostrei aqui e aqui) que infelizmente me deram um pouco de alergia e desde então eles ficaram de lado. Mas ainda tinha dois vidrinhos de esmalte cremosos, então agora testei um deles. Foi no dia 21 do mês passado que usei o Marrom Glacê.

Esmalte Alfaparf Marrom Glacê


Esmalte Alfaparf Marrom Glacê

O Marrom Glacê é um marrom com um quê de vermelho ou vinho, um marsala escuro, muito bonito e chic. Eu acho. Usei duas camadas que cobriram perfeitamente as unhas, sem bolinhas e secaram muito rápido. Foi bem chato de limpar os cantinhos que ainda ficaram manchados, porque ele é muito pigmentado.
A consistência do esmalte é ótima e o pincel é uma delícia pra esmaltar, e ainda tem aquela bolinha de aço dentro do vidrinho que todas nós amamos.


Esmalte Alfaparf Marrom Glacê

Esmalte Alfaparf Marrom Glacê

Pra encher de brilho, apliquei uma camada do Extra Brilho Impala.
Fiquei cinco dias com esse esmalte  nas unhas, e foi tudo ok quanto a alergia. Não senti nenhuma reação, nenhum incômodo. Apesar do cheiro do conteúdo do vidrinho ser um pouco mais forte, não incomodou depois de aplicado nas unhas. Concluo assim que somente os perolados da Alfaparf me provocam alergia, então posso usar tranquilamente os cremosos. Tenho aqui também um top coat extra brilho da marca que vou testar em breve.


Esmalte Alfaparf Marrom Glacê


Esmalte Revlon Chic

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?

Hoje amanheceu por aqui com uma chuvinha fina, constante, com cara de preguiça. Com certeza a temperatura vai voltar a cair, para minha tristeza. Mas tem coisas que a gente não pode interferir, então é me conformar e tentar tirar algum proveito desses últimos dias de outono. Uma opção é me cuidar muito, blogar, visitar os blogs amigos... Até que tem bastante coisa pra fazer, não é?!

O esmalte que vou mostrar hoje também é um que estava esquecido no fundo da gaveta, não por medo de alergia, mas porque comprei por impulso e depois achei que a cor não era tão legal. Engano meu, depois que esmaltei as unhas fiquei apaixonada pelo Revlon Chic. Vejam na fotos e me digam se não é lindo.

Esmalte Revlon Chic

Esmalte Revlon Chic

Esmalte Revlon Chic

O Chic é um azul muito acinzentado, cremoso, super pigmentado e lindo de morrer. Como eu não usei antes??
Usei duas camadas que cobriram perfeitamente as unhas, foi fácil de limpar os cantinhos também. A secagem dos esmaltes Revlon, em mim, é um caso à parte: demora muito. Não sei o porque, mas demoram a secar, acabo esbarrando em alguma coisa estragando a esmaltação e por isso reluto tanto em usá-los.


Esmalte Revlon Chic

Esmalte Revlon Chic

Pra ajudar na secagem e proteger, apliquei uma camada do Verniz Extra Brilho Impala, e ainda assim na mão direita estraguei uma unha kkkk. Ainda bem que não é a que eu fotografo.
Quando peguei o vidrinho pra usar o conteúdo estava muito decantado, eu achava que estava estragado (ainda está na validade) mas foi só agitar com vontade que voltou tudo ao normal. Ainda bem.


Esmalte Revlon Chic



Esmalte Avon Vinho Clássico

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?

Passei as últimas semanas dando uma geral no blog, por isso o sumiço. Revisei os posts mais antigos à procura de links quebrados, fotos com nome e tamanhos inadequados, coisas assim. Aproveitei para corrigir alguns erros de digitação, associei links e referências e enxuguei os marcadores, mas ainda tem muita coisa pra fazer. É cansativo, até chatinho, porém necessário. Qualquer dia falo mais sobre isso.

Tem muitas esmaltações arquivadas pra mostrar, no total sete, todas de marcas de esmaltes diferentes. E ainda tem algumas marcas que ainda não usei esperando na fila, ao menos umas cinco. Minha vontade é ter a oportunidade de usar e testar todas as marcas de esmaltes hipoalergênicos ou 3 free no mercado, principalmente os nacionais, mas aqui o acesso é bem difícil.
O esmalte de hoje é um que tinha comprado no início do ano passado, porém estava com muito receio de usar, cheia de medo da alergia, sei lá o porquê. É o Avon Pro+ Vinho Clássico. 

Esmalte Avon Vinho Clássico

Esmalte Avon Vinho Clássico

O Vinho Clássico é um vinho cremoso, levemente jelly, mais claro do que eu esperava. No vidrinho ele é bem mais escuro do que o acabamento final nas unhas. Gostei assim mesmo.
Apliquei duas camadas que secaram bem rápido, sem bolinhas. Não deu trabalho de limpar os cantinhos.


Esmalte Avon Vinho Clássico

Esmalte Avon Vinho Clássico

Não usei top coat porque achei o brilho interessante, mas nas fotos percebi que a cobertura fina não disfarçou as marcas nas minhas unhas.
Quando a Avon lançou essa linha aqui no Brasil (pelo que li já existia no exterior) fiquei muito empolgada. Não aguentei esperar para encontrar a revendedora e comprei assim que chegou por aqui, mas aí fiquei com medo da alergia. Ainda bem que deu tudo certo, esse lindo ficou quatro dias nas minhas unhas sem provocar qualquer reação alérgica.


Esmalte Avon Vinho Clássico
Clica que aumenta

Gostei do esmalte ter vindo numa caixinha, fica charmoso e prático já que é mais fácil ler as informações sobre composição. O vidrinho e a tampa quadrados são lindinhos e o pincel flat muito macio permitem uma esmaltação agradável. A fórmula é 4 Free, sem Formaldeído, Tolueno, DBP e Resina Tosilamida/Formaldeído, e promete 5 benefícios: cores intensas com alta cobertura, máximo brilho por mais tempo e aplicação uniforme para acabamento profissional (este último item, pra mim, depende de quem aplica e não do esmalte em si).
O ponto negativo é que a data de validade fica na caixinha, então se eu jogá-la fora o que já fiz fico sem a informação.
Paguei R$ 12,90 na época, não sei quanto está custando atualmente. A não ser que seja lançada uma cor ou acabamento que me encante, não comprarei novamente.


Esmalte Avon Vinho Clássico


Ludurana efeito Degradê fácil

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?

Feriadinho, feriado, feriadão. Dependendo de onde e como é o seu trabalho ou estudo, de hoje até o fim de semana de folga não é?! Aqui em casa não! Como Amor trabalha em regime de turno de revezamento não tem essa de feriado. E como a cidade gira em torno da indústria, quase nada para.

Hoje estou fazendo uma interrupção na sequência posts sobre esmaltes de marcas alternadas pra mostrar uma experiência que fiz e adorei. Fiz uma esmaltação usando o Ludurana Magnetic Atração e fiz o efeito degradê usando apenas um pedaço de imã. E olha só o resultado:

Efeito Degradê

Efeito degradê fácil

O Atração era roxo metálico e agora está rosa (aff!) com brilhinhos prata que quando escurece agora leva para o amarronzado. Já usei aqui e não aprovei na época. Na esmaltação de hoje usei duas camadas, sendo que logo ao aplicar a segunda aproximei o imã por baixo das pontas das unhas.

☼ Indico, pra quem não se lembra dos esmaltes magnéticos, o vídeo abaixo da minha amiga Gigi do Blog Unhas e Tudo onde ela mostra como é aplicação desses esmaltes: 


Efeito degradê fácil

Improvisei com um pedaço de imã pequeno e retangular, aderido a um extrator de grampos de papel.


Efeito degradê fácil

Efeito degradê fácil

O efeito degradê ficou bem suave mas visível. Com esmaltes magnéticos melhores o efeito fica mais evidente e ainda mais bonito. Infelizmente eu só tenho esse.
A inspiração para essa esmaltação me veio assim que vi o vídeo demonstrando a nova coleção Bruna Marquezine Degradê (esse aqui),  afinal o efeito é praticamente o mesmo dos esmaltes magnéticos, o que muda é o modo de usar o imã. Aí a Margareth "quelida" do Unhas Sempre Coloridas me falou da sua ansiedade pela chegada dos degradê nas lojas então resolvi fazer. E dá certo mesmo. Quando fui procurar o vídeo pra terminar este post vi que já tem muita gente fazendo o mesmo. Legal!

E aí meninas, não é uma ótima ideia pra desenterrar os velhos e esquecidos magnéticos?