Minha saga - Óleo de Argan

em 01/05/2012

Bom dia! Como estão vocês?

Parabéns a todos os trabalhadores pelo dia de hoje!!!

O post de hoje é uma introdução à minha experiência com o Óleo de Argan.

Como já disse algumas vezes aqui no blog, minha adolescência foi durante os anos 80 e era uma época bem difícil pra quem tinha cabelos cacheados. Minha mãe (que tinha cabelos ondulados e oleosos) não tinha a menor ideia de como me ajudar, e a solução durante a infância foi cortar "joãozinho". Depois, as opções eram alisar (até henê incolor minha mãe usou em mim, imagina) ou usá-los ao natural, mas não havia produtos específicos e zero de informação. Fui aprendendo a lidar com os cachos na marra.
Primeiro, era importante deixar crescer pra "pesar" e ter menos volume. Mas ficavam muito secos e era complicado tratar. Normalmente as alternativas eram caseiras, como máscaras à base de abacate e azeite de oliva, que depois eram lavadas com shampoo e além de ficar cheio de pedaços de caroço, só amaciava e resolvia muito pouco o ressecamento. 


Tivemos uma "secretária do lar" que usava henê nos cabelos, e ao colocar bobes, aplicava Óleo Johnson's. Ao pentear os cabelos ficavam bonitos e brilhantes. Claro que achei que era a solução, um finalizador! O óleo maquiava mas fritava os cabelos quando eu estava no sol (só hoje eu entendo que isso acontecia) hihihihi. Usei durante anos.
No início dos anos 90, com os cremes sem enxágue as coisas melhoraram um pouco, mas eventualmente recorria ao óleo como complemento. Só parei quando vieram os reparadores de pontas.

Contei essa história toda pra vocês entenderem o meu encantamento com o Óleo de Argan. Acho que tive, há tantos anos atrás, uma ideia que agora posso por em prática... Usar óleo diretamente nos cabelos atualmente como finalizador é até recomendável, contando que seja um óleo específico para isso.



Aí tratei de comprar o meu. Usei um vidrinho inteiro, aplicando depois do creme para pentear. Não vi nada de especial, achei que fosse a marca e comprei outro. Mesma coisa. Poxa, mas todas diziam usar como finalizador e era incrível, só comigo não ia funcionar???
Até que um dia li em um blog (devia ter anotado qual, sorry) que a menina usava antes do creme para pentear. No mesmo dia experimentei. Aaaahhhhhhh, agora sim. Como eu não tinha pensado nisso antes?
Desde então não largo mais do Óleo de Argan, investi em uma marca mais cara e estou colhendo os frutos. Uso como citei acima, no banho de brilho e nos momentos que tem uns fiozinhos arrepiados atrapalhando o visual. Eu fico pensando o quanto seria bom se essa maravilha existisse na época que meus cabelos tinham o comprimento abaixo da cintura, ficariam bem melhores, com certeza.
Num próximo post falo individualmente sobre cada marca e estilo de Óleo de Argan que já usei, combinado? 


8 comentários:

  1. Minha mãe também fazia algo parecido na época dela.
    Eu também curto muito óleo de argan ele realmente dá um efeito maravilhoso no cabelo!
    bjuss

    http://www.vailentne.com/
    http://marihvicente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Argan é uma descoberta incrivel para qquer tipo de cabelo!

    Bjukas!!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Patricia! Que legal sua história amiga!! Eu pelo contrário tinha o fio tão escorrido que se ficava um só dia sem lavar parecia que estava horrivel de sujeira... Até chegar o dia que fiz uma tal de bomerang, foi na adolescência mas até hoje mantenho meus cachos amassando, mas eles não tem peso, meu cabelo é liso e os produtos que uso são para defini-los e mantê-lo cacheado.

    Agora uso diariamente o leave-in de argan da Inoar e meu Spray da Schwarzkopf que um completa o outro, e quando os fios querem arrepiar por causa de vento etc, é só mesmo o óleo da Inoar que resolve!

    Maravilhoso!
    Adorei a dica dos outros!
    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  4. ah amiga, preciso de um oléo desse. meu cabelo ta uó.
    amei o post!
    beijos
    agnes
    http://www.rosachocante.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito, sabe o q to usando agora no cabelo e adorei?
    oleo de coco kkkk pois é, deixa soltinho e brilhante
    eu amei!
    ઇઉ obrigada por seu comentário,
    fico feliz com sua visita ✿◠‿◠✿
    ótima semana
    fique com Deus
    boa sorte nos sorteios!
    Bjão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  6. oii, amei a indicação do selinho *--* logo mais posto no blog :D
    mas essa do óleo johnson's eu não sabia rsrsrsrs
    uso o óleo de argan e amooooooooo

    Bjoks :*

    ninapretty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu como gosto muito de um oleo no cabelo só sinto pq para quem tem tendencias a ter caspa só piora a coisa rs, mas que o oleo deixa o cabelo brilhante e fato, tenho também duas marquinhas de oleo de argan diferentes aqui e gosto bastante dos dois bjo bjo
    Tem sorteio la no blog
    A Gorda Revolucionaria

    ResponderExcluir

Eu adoro quando você vem visitar o meu cantinho, e gosto mais ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada pela visita.
Beijos!