Guarapari e um pouco das férias

em 21/12/2015

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?

Sumi... E foi longo esse sumiço.
Mas não foi abandono! As férias do marido com direito a viagem a Guarapari e outras cidades do sul do Espírito Santo se seguiram de quase um mês pra colocar a casa em ordem e a cabeça também. Apesar de sentir muita falta do blog, da internet, dos amigos virtuais e de toda essa interação, é muito difícil pra mim voltar à rotina de casa depois de passar 20 dias sentindo o vento no rosto, areia da praia nos pés e o banho na imensidão do mar para renovar o espírito. Costumo dizer que em outra encarnação eu era peixe: eu amo o mar!

Só pra ir voltando ao ritmo, este post terá fotos desses lugares lindos por onde andei em novembro. E não esperem me ver em muitas fotos, uma das minhas paixões é fotografar paisagens, ok?

Piúma, a Cidade das Conchas

Esta pequena cidade, que fica a uns 35km de Guarapari, é tranquila, com praias muito bonitas de águas clarinhas e mornas menos geladas à tarde. Geralmente é a nossa escolha na hora do banho de mar, mas a distância desanima um pouco. A orla tem prédios pequenos, de no máximo 5 andares (se não me engano) onde os apartamentos ficam a maior parte do ano fechados. Por isso não conseguimos nos hospedar lá: os apartamentos cheiram a mofo e minha alergia não aguenta.
A praia do centro da cidade, esta das fotos abaixo, é imensa e com vários nomes ao longo da calçada (parcialmente destruída pela maré e ainda não reformada). Muito rasa e calma, na maré baixa recua deixando uma enorme faixa de areia úmida e quentinha, permitindo a travessia a pé até a Ilha do Meio. Eu e marido já fizemos essa travessia e adoramos.

Férias no Espírito Santo
Maré baixa, por volta de meio-dia. Ao fundo, o Morro do Agá.

Orla de Piúma. Foto tirada da trilha que leva à Ilha do Gambá.

Esta foto é do dia que retornamos pra casa, pouco antes das 8 da manhã. Estava um dia lindo.

Guarapari, a Cidade Saúde.

Guarapari é talvez a cidade mais famosa do Espírito Santo. Aconchegante, atualmente muito bem cuidada e com belíssimas praias. As mais famosas são: Castanheiras, Areia Preta, Namorados no centro da cidade; e a Praia do Morro, onde ficamos hospedados já há 12 anos. Todas têm águas muito limpas e claras, mas muito, muito geladas. As únicas menos frias, à tarde, são as Três Praias.
Guarapari faz parte da região metropolitana de Vitória, tem muitos residentes fixos, recebe grande quantidade de turistas durante o ano todo e tem uma razoável estrutura para tanto. Pra quem tem vontade de conhecer e passear também na capital, são 51Km de distância até Vila Velha e 58Km até Vitória através da Rodovia do Sol que é muito boa, praticamente um retão.

Férias no Espírito Santo

Praia das Castanheiras e dos Namorados. Águas muito limpas e tranquilas. E geladas.

Praia das Virtudes, igualmente lindinha e gelada.

Praia das Virtudes. Ao fundo, Castanheiras e Namorados.

☼ Leia também:

Além das belas e inúmeras praias, do verde sempre presente e natureza preservada, me encanto com este trecho entre Guarapari e Anchieta onde tem falésias ainda em movimentação, que até já engoliram parte do acostamento da Rodovia do Sol recém reformada.

Esta última foto tem ao fundo o porto por onde a Samarco (sim, aquela da tragédia em Mariana-MG) embarca em imensos navios a sua produção de minério.

No segundo dia em terras capixabas, fomos conhecer o Parque Estadual Paulo César Vinha. Eu não tinha muita curiosidade sobre o local, mas depois que descobri que lá tem a Lagoa Coca-cola, ou melhor, a Lagoa de Caraís, tratei de incluír no "roteiro".
O Parque é uma grande reversa natural de fauna e flora entre Guarapari e Vila Velha, com acesso pela Rodovia do Sol. Logo na entrada tem um pequeno estacionamento onde deixamos o carro, uma recepção e guardas (ou seguranças) uniformizados que nos passaram as informações sobre como chegar à Lagoa e à praia. Na recepção tem uma estrutura para receber os turistas com Centro de Vivência onde são ministradas palestras e informações sobre o parque, banheiros, bebedouros, áreas cobertas para descanso. Sim, porque a caminhada até a lagoa não é fácil: são 2,5km até a praia, e mais 1km até o destino final. Tudo debaixo de um sol escaldante (eu não esperava por isso, o início da trilha é arborizado e com sombra), trechos com areia muito fofa que dificulta a caminhada e cansa horrores. Mas, por outro lado, com vários pontos para tirar fotos deste lindo lugar.

Férias no Espírito Santo

O início da trilha até a praia e a lagoa.

Eu e maridão cercados pelo verde.

Praia de Setibão, no fim da primeira trilha.

Férias no Espírito Santo

A praia é totalmente deserta, selvagem, uma lindeza.
Vou aproveitar pra dar uma dica pra quem pretende conhecer este lugar: para chegar até a lagoa vá pela praia, a caminhada na areia mais firme perto da água é bem menos cansativa que na areia fofa da trilha "oficial". Fizemos isso no retorno e garanto que é melhor.

Esta é a famosa Lagoa de Caraís ou Coca-cola. Este apelido é por causa da coloração bastante escura e pela formação de bolhas quando há o encontro com o mar na maré cheia. Eu não vi pessoalmente essas bolhas, li relatos na internet. A lagoa é enorme, adentra o parque até sumir de vista. Há um mirante onde se pode ser grande parte da extensão, mas não fomos até lá.

Férias no Espírito Santo
Apesar da cor escura vista de longe, a água é transparente e cheia de peixinhos que cercaram os meus pés quando entrei fui testar a temperatura. Ah, era de manhã e estava quentinha.

Pedi pra marido tirar uma foto mostrando a lagoa e o mar e o resultado foi este. Mas dá pra ver a pontinha da lagoa ali no lado direito, e o marzão de Setiba no lado esquerdo.

Centro de Vivência, debaixo de um cajueiro carregado. Eu nunca tinha visto de perto cajus em crescimento e fiquei encantada. Esta foto foi feita no retorno da caminhada, notem minhas bochechas queimadas rosadas parecendo que usei "ruge" da vovó kkkk. Detalhe: por volta de 10:30h da manhã.

Marataízes

Outro passeio que incluí no roteiro de férias deste ano foi a Lagoa do Siri, em Marataízes. A cidade fica a 65Km de Guarapari, e a partir do centro são mais 9Km até a Lagoa do Siri. A lagoa é uma piscina natural próxima do mar, com água morna e clarinha (tendendo ao amarelado). Tem uma estrutura de quiosques que deve funcionar melhor na alta temporada e estacionamento grande, mas com cobrança. Como fomos em dia de semana, fora de temporada, só vimos um quiosque funcionando e o estacionamento vazio - nada de cobradores.

Férias no Espírito Santo

O tempo estava horrível, mas dá pra ver a proximidade da Lagoa do Siri do lado esquerdo e o mar, do lado direito.

MarataízesFérias no Espírito Santo

Ao fundo, o único quiosque funcionando. Tudo praticamente vazio.

Férias no Espírito Santo

Não anotei o nome desta praia, mas me chamou a atenção a presença da areia monazítica (areia preta) que está presente em grande parte do litoral do Espírito Santo.

Outra praia "sem nome", mais perto do centro de Marataízes.

Esta casa, perto da Lagoa do Siri e de frente para a praia me encantou: notaram a imensa varanda no andar superior? Imagino essa varanda num dia ensolarado, recebendo toda a claridade do amanhecer e com vista privilegiada do mar... E viram aquela setinha amarela no canto esquerdo da foto?

Férias no Espírito Santo

Este é o detalhe: churrasqueira de vidro... Apaixonei!

Tem também algumas fotos de bichos e flores que resolveram posar para nós durante aqueles dias.

Cajus em formação... Que lindinhos!

E por último, essa esquisitice fofura na decoração de Natal de um dos Shoppings que visitamos.

Férias no Espírito Santo

Deixei todas as fotos pequenas para ter melhor visualização no blog mas é só clicar que aumentam de tamanho.

O post ficou grande, mas eu queria ter mostrado muito mais fotos. E também demorou horrores pra sair porque cada vez que reviso fico me perdendo nas lembrança e morrendo de saudades do meu pedaço de Brasil favorito.