Luto

em 11/06/2012

Estou de luto!!


Eu não queria passar novamente por um momento como esse, depois de perder há quatro anos minha Mãezinha e há dois anos meu sogro. Mas estou em um desses momentos e preciso escrever, até como uma homenagem.

Perdi um irmão neste fim de semana.
Paulo era o segundo filho do primeiro casamento do meu pai, tinha 58 anos, casado, dois filhos de coração e duas netas. Morava em Alcântara-RJ.
Foi uma criança elétrica, cativante, bagunceira e esperta. Paizão costuma contar que levou muitos sustos com suas peraltices. Ainda pequeno foi morar em São Gonçalo-RJ com a mãe e os dois irmãos.
Muito estudioso, morou aqui em Volta Redonda enquanto fazia faculdade. Buscava a mim e minha irmã na escola, nos ajudava nas tarefas, brincava e cuidava da gente. Cursou
 Engenharia Elétrica (na UFF) e depois ainda Engenharia Civil, Matemática, pós graduação em Processamento de Dados e nunca parou de estudar. Lecionava em curso pré-vestibular e curso preparatório para a Marinha, tudo em Niterói, São Gonçalo e também Petrópolis.
Era apaixonado por crianças mas não teve filhos naturais: criou como seus os filhos de sua segunda esposa, namorada de adolescência que reencontrou e foram inseparáveis desde então. Quando a primeira neta nasceu e coube e ele e a esposa cuidar da menina, virou o xodó imediatamente, era lindo de ver!!

Mas seu imenso e cativante coração parou de bater no dia 9. Sem aviso, sem sofrimento, ele nos deixou.
A dor de perder um irmãozão tão querido é imensa, assim como a dor de ver minha cunhada debilitada pelo tratamento de câncer sofrendo tanto, ver Paizão tão frágil aos seus 83 anos diante de mais esse momento, foi devastador. Mas temos certeza de que Deus irá nos ajudar e confortar.

Fica a saudade, e a lembrança de uma pessoa encantadora, amável, carinhosa. Geralmente nos víamos no aniversário de Paizão ou no dia dos Pais, quando a "filharada" se reunia, e quando ele chegava sempre era festa. Já se fazia anunciar com sua gargalhada escandalosamente contagiante, parecia um garoto, nos abraçava com tanta força e carinho que fazia desaparecer todos os dias de distância que nos separavam. Conversador, alegre, brincava muito, o tempo todo atencioso. Partilhávamos o mesmo amor pelos estudos e pela informática, trocávamos ideias sobre computadores, softwares, sistemas, filmes, músicas, entre outras coisas.
Desde 2010 ele não vinha aqui, ultimamente muito atarefado com suas aulas, cuidados com a neta (que já tem 10 anos) e com a esposa em tratamento. Achávamos que ele estava trabalhando demais, nos preocupávamos com sua saúde, mas ele fazia o que gostava com uma dedicação enorme e entendemos isso.

Ontem, tonta de tanta tristeza, e sem saber ao certo o que falar ou pensar, abracei minha cunhada e foi ela quem me confortou dizendo: Fomos muito felizes!!

Preciso de uns dias... Em breve volto a postar!



8 comentários:

  1. Poza Pa.... =/
    Momento complicado e dificil de compreender... perdi um irmão e que falta ele me faz..
    mas, como vi vc dizendo no twitter, bom lembrar das coisas boas e, sua cunhada disse tudo.. ele foi feliz... isso é o q importa..
    fique bem tá?!
    volte qdo se sentir melhor, mas volte.

    e se precisar de qquer coisa, um papo, uma conversa jogada fora.....chama tá?1 sem medo.. as vezes pessoas de longe podem nos confortar com suas palavras de carinho, ou sabe lá com que!

    Beijão e um super abraço.. meus sinceros sentimentos..

    Gigi.

    ResponderExcluir
  2. amiga sei que todas as palavras que eu escrever não vain diminuir a dor e saudade.
    mas peço a DEus que vc e sua familia tenham paz, conforto e sabedoria nesse momento, em que todos estamos sujeitos a passar.
    força e que DEus os abençoe.
    beijo
    agnes

    ResponderExcluir
  3. Um momento delicado... quero deixar-te aqui os meus sentimentos e desejar-te força...
    Que Deus te segure e fortaleça...

    Bjs
    Luísa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Meus sentimentos, que Deus conforte vc e sua família.. sei completamente como essa fase é complicada, perdi meu pai a 3 anos atrás.. Força amiga, estamos aqui para o que precisar.

    Bjos

    ninapretty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pati, que Deus venha confortar vc e familia!

    bjoss

    Jaque

    ResponderExcluir
  6. Minha quelida a dor é única fica dificil falar qq coisa neste momento, que Deus te conforte.
    BOA QUINTA
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Meus sentimentos pro vc, que seu coração encontre conforto nas boas lembranças e no amor que você sentia por ele. infelizmente a dor é inevitável, mas o tempo afaga e consola, força sempre bjo grande

    ResponderExcluir
  8. Oie linda, td bem??? Andei meio sumidinha mas já to de volta.
    Noossa, eu sinto muito pela sua perda, q Deus conforte o seu coração e d todas as pessoas q viviam em volta do seu irmão.

    Tenha uma ótima semana.
    =(^.^)=Bjs=(^.^)=
    http://olhardemanu.blogspot.com.br
    Twitter: @manu_mnn
    Instagram: manu_mn
    Facebook: www.facebook.com/manu.mnn

    ResponderExcluir

Eu adoro quando você vem visitar o meu cantinho, e gosto mais ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada pela visita.
Beijos!